Instituto de ensino Superior do Amapá
Curso: 4 LIC- I- N
Acadêmicos: Leandra Lúcia Valério Pinto
Mayllane Thays Rodrigues Marinho
Paulo Sergio Picanço dos Santos Júnior
Pedro Igor Meneses da Silva.
Professora: Solange Santiago De Medeiros
Disciplina: Estágio Supervisionado
Data: 21/08/10
Será demonstrada abaixo a importância do Estagio Supervisionado, passos indispensáveis para nossa formação, acompanhando a realidade dos alunos nos proporcionando a vivência do dia-a-dia de um educador, reflexão sobre a prática pedagógica desenvolvida e vivenciada e aprimoramento dos conhecimentos pré-estabelecidos, enquanto acadêmicos;
1. O estágio supervisionado proporciona ao acadêmico uma melhor compreensão da realidade, vivencia profissional e complementa sua formação no aspecto técnico, cultural, científico e humano.
2. Oportunizar o desenvolvimento de competência e o exercício das aptidões necessárias para desempenho.
3. Favorecer a integração no mercado de trabalho.
4. Estimular a iniciativa e a auto-direção, bem como o espírito de profissionalização.
5. Intervir pedagogicamente em sala de aula, de escolas da comunidade, e em outros espaços educacionais.
6. Refletir sobre a prática pedagógica desenvolvida vivenciada.
7. Forma de acompanhamento e avaliação deve estar contida no plano de estágio.
8. A supervisão, acompanhamento e avaliação do estagio é de competência dos professores, supervisores do estagio que avaliam o desempenho dos alunos contribuindo notas registradas em diário de classe.
9. Aprimorar e amadurecer os conhecimentos adquiri-los durante a sua formação.
10. Avaliar seus limites e potencialidades no âmbito profissional.
11. Elaborar planos, programas, projetos significativos para clientela escolar.
12. Compete ao professor/ supervisor co-orientar, acompanhar, supervisionar as atividades desenvolvidas pelo estagiário sob sua responsabilidade.
13. Estabelecer planos de atividades a ser desenvolvido durante o período de estágio.
14. Elaborar junto o cronograma de atividades do estágio a ser cumprido.
15. Indicar aos estagiários a fonte de pesquisa necessária para solução das dificuldades encontradas.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I: Reconhecimento do Espaço Escolar
PROFESSORA: Solange Santiago
ACADÊMICOS: Jorge Sulivan Silva de Sousa
Nediane Matos do Nascimento
Romário Duarte Sanches
Solange de França Oliveira
Data: 21/08/10
REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Iremos expor a seguir o regulamento do estágio supervisionado de forma sintética.
CAPÍTULO I – Das disposições preliminares
Artigo 4°. São objetivos específicos do estágio supervisionado:
II - Proporcionar caminhos alternativos para aprofundar conhecimentos específicos;
IV – Despertar para o desenvolvimento dos princípios do exercício profissional, com responsabilidade e ética profissional e pessoal;
VII – Proporcionar ao estagiário situações de convívio de trabalho em grupo, em que se evidencia integração e respeito mútuo, necessário para a obtenção de objetivos comuns;
VIII – Estimular iniciativa e a autodireção, bem como o espírito de profissionalização;
XVI – Reconhecer a importância do papel do professor e do aluno na sociedade do conhecimento;
XVII – Mobilizar para uma visão crítica de reflexão e questionamento no estagiário, com intuito de aprimorar e amadurecer os conhecimentos obtidos durante sua formação acadêmica;
CAPÌTULO II – Dos campos de estágio
Artigo 8°. Os documentos presentes na formalização do estagiário:
I – Carta de apresentação do estagiário;
Artigo 9°. Plano de estágio realizado pelos alunos deve conter:
III – Forma de realização do estágio;
CAPÌTULO III – Das competências/aptidões esperadas do estágio
III – Formar opiniões por meio de argumentos fundamentados;
IV – Conhecer a comunidade a quem vai direcionar seu desempenho profissional;
VI – Dominar a linguagem técnica;
XI – Elaborar planos, programas e projetos significativos para a clientela escolar;
CAPÌTULO VI – Do aluno estagiário
Artigo 16°. Compete ao aluno estagiário
I – Manter comportamento ético da realização das tarefas previstas para o estágio;
II – Cumprir normas do estágio supervisionado;
Instituto de Ensino Superior do Amapá - IESAP
Estágio Supervisionado1: reconhecendo o ambiente escolar
Professora: Solange Medeiros Santiago
Acadêmicos: Maria de Nazaré de Costa Pacheco
José Marcos da Silva Melo
Kathiúscia Layânne Martins Lima
Rômulo César da Cunha Guedes
TEXTO: FASE DE TREINAMENTO DO ALUNO
Principais aspectos:
1. Fase de treinamento permite ao aluno, por meio de vivência prática das atividades docentes, complementar sua formação acadêmica nos aspectos técnicos, cultural, científico e humano,objetivando um conhecimento do real em situação de trabalho. Revelando-se como espaço de construção do professor como sujeito que tem domínio de sua própria prática e de seu papel social.
1.2. Institui diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores para a educação básica, em nível superior, curso de licenciatura e graduação plena.
Das disposições preliminares
1.Oportunizar o desenvolvimento de competências e o exercício das aptidões necessárias para o desempenho profissional.
1.2. Propiciar ao aluno estagiário a reflexão, ou seja, uma visão real da situação ensino aprendizagem de línguas em escolas da comunidade.
1.3. Propiciar condições para que o aluno perceba a necessária integração entre a área de letras e os demais campos do conhecimento humano.
1.4. Reconhecer a importância do papel do professor e do aluno na sociedade do conhecimento.
1.5.Refletir sobre a prática pedagógica desenvolvida/vivenciada.
1.6. Aprimorar e amadurecer os conhecimentos adquiridos durante sua formação.
1.7. Resgate dos conhecimentos teóricos sempre que necessário.
1.8. Levantamento dos problemas dos alunos e da escola como um todo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário