ESCOLA ESTADUAL SANTA INÊS
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ –IESAP
PROFESSORA: SOLANGE SANTIAGO
ACADÊMICOS: JORGE SULIVAN
ROMÁRIO SANCHES
SOLANGE OLIVEIRA
TURMA: 4LINC-I
DATA: 04/12/10
Laboratório de Ciencias |
sala de aula |
Professora Leticia expondo assunto |
Laboratório de Informática |
No primeiro dia, 19 de outubro, conhecemos a professora, a qual acompanhamos, Letícia Costa que trabalha com as disciplinas de língua portuguesa, literatura e redação. Ela nos informou que naquele momento iria dar aula de língua portuguesa a turma 721. Já em sala de aula observamos que a professora trabalhava um trecho da obra de Jorge Amado, Capitães da Areia, em que fez a leitura junto com os alunos e em seguida os ajudou a interpretar para devida compreensão. Também trabalhou no mesmo texto elementos gramaticais como concordância nominal, verbal e pontuações. Antes que acabasse a aula a professora deixou que os alunos saíssem pois tanto ela quanto eles iriam encontrar com seus respectivos grupos para ensaiar a apresentação que fariam no teatro das bacabeiras do projeto que escola estava desenvolvendo durante esse período que tinha como tema: Política e cidadania.
No dia seguinte, 20 de outubro, na mesma turma, a professora trouxe frases recortadas para trabalhar coesão e coerência, porém a sala se encontrava com poucos estudantes e pelo mesmo motivo dos dias anteriores ela sempre iria liberar antes do horário normal, pois o evento estava próximo a ocorrer. Pudemos observar durante esses intervalos que os alunos tinham merenda escolar de qualidade e que também usando esse tempo para o termino de trabalhos que seriam expostos no evento, todos com orientação de professores. Após o intervalo a professora mudou de turma, agora estaríamos na turma 821, em que o assunto trabalhado foi figuras de linguagem, porém a professora foi bem criativa e se utilizou de recursos didáticos diferentes como a música popular amapaense em que trouxe o aparelho de som junto com a musica escrita em um cartaz elaborado manualmente fazendo com que o aluno acompanhasse a letra da musica ouvindo a própria canção.
No terceiro dia, 21 de outubro, os dois primeiros horários foram com a turma 721 e os dois últimos com a turma 821, sendo que na turma de sétima série ela utilizou charges para trabalhar o conteúdo de linguagem verbal e não-verbal. Já na de oitava série ela trabalhou gêneros textuais na obra de José de Alencar, Iracema.
Biblioteca |
No penúltimo dia de estagio a professora só teria os dois primeiros horários na turma 821 no qual aula elaborada foi sobre conotação e denotação nos gêneros tiras. É importante ressaltar que em nenhum momento a professora se utilizou do livro didático para expor sua aula e que todas as aulas observadas foram bem elaboradas e bastante ricas em conteúdo, pois a professora demonstrou domínio do conteúdo e que possui didática na sua execução.
Cartaz do Evento |
Por fim, no dia 27 de outubro aconteceu o grande momento esperado que era as apresentações dos alunos no evento executado pela escola no teatro das bacabeiras, no qual esses alunos produziram vídeos, dança, teatro e outras categorias de apresentação relacionado ao tema do evento. E a tal apresentação ou o evento de modo geral estava aberta a sociedade. Durante a execução do evento observamos muita criatividade e excelentes trabalhos, mostrando assim o potencial do aluno desenvolvido na escola e trazendo isso a sociedade amapaense.
Ensaio para apresentação no Teatro das Bacabeiras |
Professora Leticia explicando assunto |
Instituto de Ensino superior do Amapá- IESAP
Estágio Supervisionado 1:reconhecendo o ambiente escolar
Coordenação:Solange de Medeiros Santiago
Acadêmicos: José Marcos da Silva Melo
Maria de Nazaré Costa Pacheco
Kathiúscia Layânne Martins Lima
Rômulo César da Cunha Guedes
ESCOLA ESTADUAL SANTA INÊS
No período de 08 à 13 de novembro de 2010 ,no 2º turno,no horário de 13:20 à 18:00 horas,estagiamos na Escola Estadual Santa Inês na 5 série,na sala 521,com aproximadamente 30 alunos,com a professora de Língua Portuguesa Josiane S. Monteiro Amanajás.
Este estágio nos permitiu ter um maior e mais preciso conhecimento do ambiente escolar de ensino,podendo acompanhar a rotina do aluno durante a semana da entrada a saída e também seu desempenho na sala de aula,seu aproveitamento e rendimento escolar.
Entre tanto,podemos acompanhar de perto a rotina não só dos alunos como também dos professores,tento em vista que constará em nossa aprendizagem como futuros profissionais da área de ensino.
No dia 08.11-Primeiro contato com a Supervisão e Orientação Escolar.
Dia 09.11- Conhecemos a professora de Língua Portuguesa que acompanhamos durante nosso estágio.
Dias 09 à 12-Observamos os alunos na sala de aula,avaliamos a professora regente na sala e seus aspectos,registramos o conteúdo trabalhado pela professora e desenvolvemos a ficha de acompanhamento do acadêmico.
Dia 13.11-Fizemos anotações do Plano de Curso e Plano de Aula, o PPP e PDE, analisamos o livro didático e registramos com fotografias.
Essas atividades visam contribuir com o processo de ensino aprendizagem de nos acadêmicos na rotina do ato de ser professor, com o intuito de termos a oportunidade de podermos acompanhar de perto o processo de um profissional da educação, bem como ter a chance de explorar nosso grau de aperfeiçoamento na prática e esse estágio é de grande importância para nosso futuro como profissionais da área de educação de ensino.
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ
Curso: 4 LIC-I-N
Professora: Solange Santiago de Medeiros
Alunos: Leandra Lúcia Valéria Pinto
Mayallane Thays Rodrigues Marinho
Paulo Sérgio Picanço dos Santos Júnior
Pedro Igor Meneses da Silva
Stelen Costa Silva
Disciplina: Estágio Supervisionado I: Reconhecimento do espaço escolar
RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO NO COLÉGIO AMAPAENSE
Durante o estágio de observação ao Colégio Amapaense, pudemos observar que apesar das dificuldades com a estrutura física do colégio, os poucos recursos, o corpo docente se mostram condizentes às normas e padrões da educação, a escola busca oferecer um ensino de qualidade através de seu corpo docente que conta com professores capacitados e compromissados com a educação e formação de seus alunos. Esta realidade nos foi mostrada através das aulas da professora Lúcia Gurjão no qual acompanhamos, das reuniões que participamos com todo o corpo docente e técnico pedagógico e dos projetos desenvolvidos na escola. Nesta escola a educação é tratada com muita seriedade e competência.
Os alunos em sua maioria de classe baixa demonstraram terem um comportamento razoável, sempre com entraves, principalmente devido a ineficiente estrutura física da escola, com calor excessivo que os deixa inquietos e desconcentrados, muito barulho nos corredores causado por alunos que estão fora de sala, fazendo com que a aula perca seu interesse. No decorrer do estágio a professora Lúcia Gurjão demonstrou ser muito competente, atuando com a interdisciplinariedade lecionou aulas agregando Língua Portuguesa e Literatura (LPL), as mesma busca trazer para a realidade dos alunos os conceitos e conteúdos trabalhados. Com aulas dinâmicas, slides interessantes e muito bem elaborados, reproduzidos pela professora de forma atrativa para os educandos, ministrando aulas expositivas dialogadas e bem fundamentadas nos teóricos como: Paulo Freire e Emilia Ferreiro entre outros. Ela sempre investe em ministrar aulas na biblioteca ou na sala de vídeo, devido as turmas ficarem mais atentas, participativas, dialogando e fazendo questionamentos freqüentemente, porém quando os mesmos estão nas suas respectivas salas, as aulas são pouco produtivas devido a falta de atenção e concentração dos alunos, a indisciplina, o calor excessivo, a sala de aula pequena, cadeiras desconfortáveis, sem ar condicionado, sem ventiladores e barulho nos corredores.
No período de estágio aprendemos com a Educadora Lúcia Gurjão que temos que possuir paixão pelo que fazemos, no caso em lecionar, ter compromisso, profissionalismo e dedicação. As dificuldades serão muitas, mas como missão temos que superá-las.
Nenhum comentário:
Postar um comentário