terça-feira, 7 de dezembro de 2010

APLICAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ESCOLA ESTADUAL SANTA INÊS

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ –IESAP
PROFESSORA: SOLANGE SANTIAGO
ACADÊMICOS: JORGE SULIVAN
Corredor
                            NEDIANE DO NASCIMENTO
                            ROMÁRIO SANCHES
                            SOLANGE OLIVEIRA
TURMA: 4LINC-I
DATA: 04/12/10


Laboratório de Ciencias
sala de aula
Iniciamos o Estágio supervisionado I: reconhecimento do ambiente escolar, no dia 19, prosseguindo nos dias 20, 21, 22 e 27 de outubro de 2010, na Escola Estadual Santa Inês, no qual tivemos a intenção de observar a estrutura da escola, como a biblioteca, sala de aula, sala de vídeo, refeitório, quadra poliesportiva e setores administrativos, além de acompanhar o professor para melhor entender a rotina em sala de aula, também tivemos contato com os projetos políticos pedagógicos, plano de desenvolvimento escolar, planos de disciplina e de aula.
Professora Leticia expondo assunto

Laboratório de Informática
 No primeiro dia, 19 de outubro, conhecemos a professora, a qual acompanhamos, Letícia Costa que trabalha com as disciplinas de língua portuguesa, literatura e redação. Ela nos informou que naquele momento iria dar aula de língua portuguesa a turma 721. Já em sala de aula observamos que a professora trabalhava um trecho da obra de Jorge Amado, Capitães da Areia, em que fez a leitura junto com os alunos e em seguida os ajudou a interpretar para devida compreensão. Também trabalhou no mesmo texto elementos gramaticais como concordância nominal, verbal e pontuações. Antes que acabasse a aula a professora deixou que os alunos saíssem pois tanto ela quanto eles iriam encontrar com seus respectivos grupos para ensaiar a apresentação que fariam no teatro das bacabeiras do projeto que escola estava desenvolvendo durante esse período que tinha como tema: Política e cidadania.
No dia seguinte, 20 de outubro, na mesma turma, a professora trouxe frases recortadas para trabalhar coesão e coerência, porém a sala se encontrava com poucos estudantes e pelo mesmo motivo dos dias anteriores ela sempre iria liberar antes do horário normal, pois o evento estava próximo a ocorrer. Pudemos observar durante esses intervalos que os alunos tinham merenda escolar de qualidade e que também usando esse tempo para o termino de trabalhos que seriam expostos no evento, todos com orientação de professores. Após o intervalo a professora mudou de turma, agora estaríamos na turma 821, em que o assunto trabalhado foi figuras de linguagem, porém a professora foi bem criativa e se utilizou de recursos didáticos diferentes como a música popular amapaense em que trouxe o aparelho de som junto com a musica escrita em um cartaz elaborado manualmente fazendo com que o aluno acompanhasse a letra da musica ouvindo a própria canção.
No terceiro dia, 21 de outubro, os dois primeiros horários foram com a turma 721 e os dois últimos com a turma 821, sendo que na turma de sétima série ela utilizou charges para trabalhar o conteúdo de linguagem verbal e não-verbal. Já na de oitava série ela trabalhou gêneros textuais na obra de José de Alencar, Iracema.
 
Biblioteca
No penúltimo dia de estagio a professora só teria os dois primeiros horários na turma 821 no qual aula elaborada foi sobre conotação e denotação nos gêneros tiras. É importante ressaltar que em nenhum momento a professora se utilizou do livro didático para expor sua aula e que todas as aulas observadas foram bem elaboradas e bastante ricas em conteúdo, pois a professora demonstrou domínio do conteúdo e que possui didática na sua execução.
Cartaz do Evento
Após o momento de observação aproveitamos o tempo restante para verificar os setores diversos da escola como a biblioteca no qual constatamos um grande número de livros para-didáticos e que os alunos tem acesso aos livros e podem escolher o que desejarem para empréstimo. Outro fator foi o contato com os PPP e PDE da escola em que verificamos diversos projetos realizados pela escola e outros a serem executados.
Por fim, no dia 27 de outubro aconteceu o grande momento esperado que era as apresentações dos alunos no evento executado pela escola no teatro das bacabeiras, no qual esses alunos produziram vídeos, dança, teatro e outras categorias de apresentação relacionado ao tema do evento. E a tal apresentação ou o evento de modo geral estava aberta a sociedade. Durante a execução do evento observamos muita criatividade e excelentes trabalhos, mostrando assim o potencial do aluno desenvolvido na escola e trazendo isso a sociedade amapaense. 


Trabalhos sendo confeccionados no pátio da escola



Refeitório


Turma 821 ensaiando danças regionais para apresentar no dia do evento

Ensaio para apresentação no Teatro das Bacabeiras

Professora Leticia explicando assunto



Instituto de Ensino superior do Amapá- IESAP
Estágio Supervisionado 1:reconhecendo o ambiente escolar
Coordenação:Solange de Medeiros Santiago
Acadêmicos: José Marcos da Silva Melo
                        Maria de Nazaré Costa Pacheco
                        Kathiúscia Layânne Martins Lima
                        Rômulo César da Cunha Guedes

 ESCOLA ESTADUAL SANTA INÊS


No período de 08 à 13 de novembro de 2010 ,no 2º turno,no horário de 13:20 à 18:00 horas,estagiamos na Escola Estadual Santa Inês na 5 série,na sala 521,com aproximadamente 30 alunos,com a professora de Língua Portuguesa Josiane S. Monteiro Amanajás.
Este estágio nos permitiu ter um maior e mais preciso conhecimento do ambiente escolar de ensino,podendo acompanhar a rotina do aluno durante a semana da entrada a saída e também seu desempenho na sala de aula,seu aproveitamento e rendimento escolar.
Entre tanto,podemos acompanhar de perto a rotina não só dos alunos como também dos professores,tento em vista que constará em nossa aprendizagem como futuros profissionais da área de ensino.
No dia 08.11-Primeiro contato com a Supervisão e Orientação Escolar.
Dia 09.11- Conhecemos a professora de Língua Portuguesa que acompanhamos durante nosso estágio.
 Dias 09 à 12-Observamos os alunos na sala de aula,avaliamos a professora regente na sala e seus aspectos,registramos o conteúdo trabalhado pela professora e desenvolvemos a ficha de acompanhamento do acadêmico.
Dia 13.11-Fizemos anotações do Plano de Curso e Plano de Aula, o PPP e PDE, analisamos o livro didático e registramos com fotografias.
Essas atividades visam contribuir com o processo de ensino aprendizagem de nos acadêmicos na rotina do ato de ser professor, com o intuito de termos a oportunidade de podermos acompanhar de perto o processo de um profissional da educação, bem como ter a chance de explorar nosso grau de aperfeiçoamento na prática e esse estágio é de grande importância para nosso futuro como profissionais da área de educação de ensino.

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ
Curso: 4 LIC-I-N
Professora: Solange Santiago de Medeiros
Alunos: Leandra Lúcia Valéria Pinto
            Mayallane Thays Rodrigues Marinho
            Paulo Sérgio Picanço dos Santos Júnior
           Pedro Igor Meneses da Silva
           Stelen Costa Silva

Disciplina: Estágio Supervisionado I: Reconhecimento do espaço escolar

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO NO COLÉGIO AMAPAENSE

Durante o estágio de observação ao Colégio Amapaense, pudemos observar que apesar das dificuldades com a estrutura física do colégio, os poucos recursos, o corpo docente se mostram condizentes às normas e padrões da educação, a escola busca oferecer um ensino de qualidade através de seu corpo docente que conta com professores capacitados e compromissados com a educação e formação de seus alunos. Esta realidade nos foi mostrada através das aulas da professora Lúcia Gurjão no qual acompanhamos, das reuniões que participamos com todo o corpo docente e técnico pedagógico e dos projetos desenvolvidos na escola. Nesta escola a educação é tratada com muita seriedade e competência.
Os alunos em sua maioria de classe baixa demonstraram terem um comportamento razoável, sempre com entraves, principalmente devido a ineficiente estrutura física da escola, com calor excessivo que os deixa inquietos e desconcentrados, muito barulho nos corredores causado por alunos que estão fora de sala, fazendo com que a aula perca seu interesse. No decorrer do estágio a professora Lúcia Gurjão demonstrou ser muito competente, atuando com a interdisciplinariedade lecionou aulas agregando Língua Portuguesa e Literatura (LPL), as mesma busca trazer para a realidade dos alunos os conceitos e conteúdos trabalhados. Com aulas dinâmicas, slides interessantes e muito bem elaborados, reproduzidos pela professora de forma atrativa para os educandos, ministrando aulas expositivas dialogadas e bem fundamentadas nos teóricos como: Paulo Freire e Emilia Ferreiro entre outros. Ela sempre investe em ministrar aulas na biblioteca ou na sala de vídeo, devido as turmas ficarem mais atentas, participativas, dialogando e fazendo questionamentos freqüentemente, porém quando os mesmos estão nas suas respectivas salas, as aulas são pouco produtivas devido  a falta de atenção e concentração dos alunos, a indisciplina, o calor excessivo,  a sala de aula pequena, cadeiras desconfortáveis, sem ar condicionado, sem ventiladores e barulho nos corredores.
No período de estágio aprendemos com a Educadora Lúcia Gurjão que temos que possuir paixão pelo que fazemos, no caso em lecionar, ter compromisso, profissionalismo e dedicação. As dificuldades serão muitas, mas como missão temos que superá-las.












Nenhum comentário:

Postar um comentário