sexta-feira, 1 de julho de 2011

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA II



       Identificação
Instituto de Ensino Superior Do Amapá
Disciplina: estágio supervisionado em docência II
Professora coordenadora: judivalda
Data: quinta, 30 de junho de 2011
Acadêmicos: Alessandra Melo Martins
                   Claudio Aleixo Paixão
                   Paulo Sergio Picanço                                                      

BIOGRAFIA DOS ACADÊMICOS





CLAUDIO ALEIXO PAIXÃO DE SOUZA JUNIOR; 20 anos,  filho de Claudio Aleixo Paixão e Beany Vilhena, acadêmico do curso de Letras Licenciatura em Língua Inglesa- 5º semestre – no Instituto de Ensino Superior do Amapá – IESAP; estagiário em docência em língua portuguesa na escola conexão aquarela.

PAULO SERGIO PICANÇO DOS SANTOS JUNIOR, 21 anos, filho de Paulo Sergio dos Santos e Maria de Fatima, acadêmico do curso de Letras Licenciatura em LIngua Inglesa – 5º semestre – IESAP;Professor de língua Inglesa na escola de idiomas ( PBF )há um ano.
ALESSANDRA MELO MARTINS, 37 anos, macapaense
economista e estudante de letras licenciatura ingles - 5 semestre no iesap trabalha na sete, como assessora institucional de planejamento estudou na universidade federal do pará, formando em 1997. Especiliazada nas áreas de psicopedagogia, metodologia do ensino superior e especialista em agenciamento
de inovação e difusão tecnológica pela abpti/mct.
segundo grau foi feito em Macapá estudou o nível fundamental na escola Santina Rioli e o nível médio no Colégio Amapaense.

Relatório

        

         O estágio supervisionado pela professora Márcia Lemos na escola Estadual Profª Raimunda Virgulino, foi muito produtivo e veio fortalecer nosso domínio de conteúdo e classe. Pudemos ver algumas dificuldades que a rede pública enfrenta e como os professores e alunos têm que superá-las.
No primeiro dia fomos bem recebidos pela coordenadora que nos possibilitou freqüentar as aulas da professora Márcia, na sala 214, que também nos recepcionou muito bem. No segundo contato passamos a assistir as aulas e analisamos o bom desempenho da professora transmitindo o assunto de forma adequada, onde se por algum momento os alunos se distraem, sabe convencê-los a interagir com a aula. Os estudantes mostraram bastante interesse em relação a nossa presença e embora o calor fosse alto, não deixaram de participar da aula da professora. No segundo contato observacional havia alguém trabalhando com uma furadeira perto da sala, cujo barulho  causava grande perda de linearidade no raciocínio dentro da classe, pois no meio da explicação fazia com que a professora parasse ou então que tivesse sua voz abafada pelo incômodo.
        
Cada experiência conquistada com muito esforço e paciência tem nos mostrado de maneira prática o nosso ambiente de trabalho, onde nem tudo acontece com perfeição, mas devemos superar nossos limites e perspectivas com o intuito de trazer para nossos filhos e

futuros profissionais uma nova realidade, onde o estudo abra as portas de um bom emprego para mais pessoas que assim como nós, se esforcem.

FOTOS RELACIONADAS

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Estágio Supervisionado II: Docência em Língua Portuguesa

Biografía dos Acadêmicos:




AMANAJÁS, Camila Dayane Lima. Natural de Macapá-AP, filha de Jose Pena Amanajás e Elisene do Socorro Rodrigues Lima. Acadêmica do curso de Licenciatura Plena em Letras e Literaturas com habilitação em Língua Inglesa – 5° semestre – no Instituto de Ensino Superior do Amapá (IESAP).

VALÉRIO, Leandra Lucia. Natural de Vila Velha- ES, filha de Lair Valério Pinto (in memorian) e Marinethe Souza Pinto, Bacharel em Música, pós-graduada em Metodologia do Ensino da Música, Técnica em Canto Lírico. Acadêmica do curso de Licenciatura Plena em Letras e Literaturas com habilitação em Língua Inglesa – 5° semestre – no Instituto de Ensino Superior do Amapá (IESAP).


RELATÓRIO DO ESTÁGIO
O Estágio iniciou no dia05/05/2011 após semanas de procura por escolas que o aceitassem, onde a principal dificuldade foi a grande demanda de estagiários tanto da instituição IESAP quanto de outras instituições já nas escolas; O contato da professora coordenadora do estágio foi exigido pela coordenação pedagógica da escola Tiradentes, após a apresentação do estágio e das acadêmicas Camila Dayane Lima Amanajás e Leandra Lucia Valério Pinto, o estagio seguiu o andamento esperado.
A observação em sala de aula ocorreu nos dias 09, 10, 11 e 14/05/2011, onde a professora responsável pela disciplina de Língua Portuguesa e Literatura Simone Amaral da escola Tiradentes apresentou  as acadêmicos a turma 212 do turno da manhã. No intervalo a professora explicou o seu modo de trabalho e repassou os horários da turma, a primeira aula que observamos abordava sobre o assunto: Artigo, numeral, preposição e numeral, que foi trabalhado com o auxilio do livro didático, quadro magnético e explicação do conteúdo, a turma é agitada e bastante dispersa, a conversa e o barulho paralelo a explanação do conteúdo fazem com que haja uma divisão na turma, aqueles que estão interessados na aula se acumulam ao redor da professora e os que não estão cada vez mais pro fundão, com celulares e estojos de maquiagem. No dia seguinte, o material apostilado entregue aos alunos trata de regras gramaticais e um breve exercício de fixação do conteúdo abordado na aula anterior. As interrupções a aula são constantes, tanto por alunos, quanto por funcionários da própria escola com recados, reclamações e advertências aos alunos.
Apesar destas dificuldades a professora segue a aula normalmente, com o auxilio das estagiarias para a correção do exercício proposto para a aula, tirar as dúvidas dos alunos, copiar o assunto no quadro e para fazer a chamada; No dia 11/05/2011 a escola e a própria professora é surpreendida por uma paralisação dos professores, porém a mesma resolve manter a aula e a programação que já havia combinado com os alunos, o debate sobre a “corrupção na política” embasado no filme Tropa de Elite 2, desta forma o debate feito pela metade da turma teve a contribuição de uma palestra do BOPE que expôs sobre o comando respondeu sobre as principais dúvidas dos alunos; O outro grupo, correspondente à outra metade da sala, que teria sua apresentação marcada para o dia 12, teve sua apresentação suspensa pela paralisação das aulas.
Dois dias após a paralisação a professora retoma as aulas e a sua programação inicial das aulas, a apresentação do debate, da outra metade da turma, com o tema “Pedofilia” tema este, embasado no filme Beleza Americana, com o auxilio das estagiárias para a organização da sala e do data show, o representante do grupo explica o porque do tema associado ao resumo do filme e exemplifica com inúmeros casos que ocorreram no estado, a discussão maior se dá e relação a maior idade legal e a punição para tal ato.
As escolas do estado paralisam mediante a greve dos professores, e o estagio é interrompido por aproximadamente vinte e cinco dias, após este período o contato com a professora Simone acontece apenas por telefone, onde no dia 08 e 09 /06/2011 houve um retorno parcial nas aulas da escola Tiradentes, e assim  pode ser agendada  a aula de regência para o dia 10/06/2011, o assunto abordado pelas acadêmicas foi  sugerido pela professora, Advérbio, a aula ocorreu de maneira tranquila apesar do nervosismo. A atividade proposta em sala de aula pelas acadêmicas será utilizada como atividade avaliativa para a turma “recuperar” notas devido à greve.  

Fotos Relacionadas ao estagio na escola Tiradentes:



Assuntos abordados em sala de aula na disciplina de Estagio Supervisionado:



O que é método de ensino?

            Ensinar requer um método, ou seja, algo que guie as ações dos professores, uma vez que estas são resultantes de um planejamento que pressupõe alguns princípios teóricos. Oliveira propõe um “desafio” ao conceituar a palavra método, já que embora seja muito pronunciada, não é um termo cuja definição venha facilmente à mente. 
Para Piletti, o significado etimológico da palavra método é: o caminho a seguir para alcançar algum fim, ou seja, é o planejamento a ser percorrido para atingir um objetivo, sendo também um roteiro geral para a atividade, é este que indicará as linhas de ação utilizadas pelos professores em sala de aula, pois é o meio de que lança mão para se trabalhar os conteúdos curriculares e alcançar o que se pretende. Já para Libâneo, os métodos são determinados pela relação objetivo-conteúdo, englobando as ações a serem realizadas pelo professor e pelos alunos.
            O processo de ensino se caracteriza pela combinação de atividades dos professores e alunos, que por sua vez, vai atingindo progressivamente o desenvolvimento de suas capacidades mentais. Oliveira adota em seu livro, Coisas que todo professor de português precisa saber, o conceito de método proposto por Richards e Rodgers (1994 [1986]): conjunto de princípios teóricos, princípios organizacionais e ações práticas que norteiam a estruturação de um curso, o planejamento das aulas, a avaliação da aprendizagem e a escolha de materiais didáticos. O conceito de método engloba três partes: a abordagem, o projeto e o procedimento.    
            A abordagem
Luciano Amaral de Oliveira dá uma definição clara, breve e precisa do que seja a abordagem do método de ensino. Ele a define como sendo “o sustentáculo teórico do método”. Tendo a abordagem como um de seus complementos, o método de ensino, não são apenas procedimentos, técnicas, passos e receitas de atividades. Além desses componentes os métodos trazem reflexões críticas da realidade educacional que são de fundamental importância para quem exerce o ofício de professor. A teoria da abordagem aponta para uma forma de conceber a língua, o ensino da mesma e a aprendizagem. Todo esse conteúdo teórico da abordagem é bem definido por José Carlos Libâneo quando escreve que:

...o método deve expressar, também, uma compreensão global do processo educativo na sociedade: os fins sociais e pedagógicos do ensino, as exigências e desafios que a realidade social, as expectativas de formação dos alunos para que possam atuar na sociedade de forma critica e criadora, as implicações da origem de classe dos alunos no processo de aprendizagem, a relevância social dos conteúdos de ensino, etc.

Ser professor requer domínio de saberes necessários para ensinar, e esses saberes perpassam por áreas sociológicas, políticas e ideológicas. A educação é um fenômeno sociocultural presente em toda a história da humanidade, onde, além do individuo receber influências do seu meio ambiente e do contexto social, os conteúdos repassados são determinados pela sociedade e pela política.
A formação profissional do professor e seu bom desempenho só é completo através de concepções sociopolíticas e pedagógicas do processo educativo presentes na teoria da abordagem que fundamentam os métodos de ensino. Esse conhecimento auxiliará na tomada de decisões pedagógicas e na avaliação do processo.
Neste sentido, o método de ensino é constituído de passos, procedimentos, projetos e também de uma abordagem teórica fundamental na prática docente.
O projeto
            O projeto, assim intitulado por Luciano Amaral de Oliveira, é mais conhecido por plano de curso ou plano de disciplina. É um plano ou projeto, que segundo Oliveira “se constitui no delineamento organizacional do curso ou da disciplina”. Trata-se de um planejamento que irá nortear e organizar a prática docente e pedagógica em sala de aula durante todo o curso da disciplina ou do ano letivo.
            Neste plano é previsto e explicitados ações e aspectos importantes como conteúdos programáticos, datas, referencial bibliográfico, objetivo geral e específicos, justificativa, tipos de atividades, e material didático que provavelmente será utilizado durante o curso daquela disciplina.
            Mesmo o projeto “é feito com base nos princípios teóricos explicitados pela abordagem” (Oliveira, pag. 31); portanto trata-se de um planejamento muito sério e trabalhoso, pois o projeto deve prever todo o andamento do curso da disciplina e ainda ser feito com antecedência em relação ao início das aulas, pois os planos diários são feitos a partir do que foi previsto e determinado no projeto.
            O conhecimento da fundamentação teórica presente na abordagem irá dar consistência, segurança ao professor na elaboração do projeto e ainda prover dados que determinarão cada um dos elementos que compõe o plano de curso.
            O procedimento     
            Oliveira conceitua de forma simples e objetiva o procedimento, sendo este o conjunto de ações práticas que implementam o projeto, que por sua vez, é delineado pelos princípios teóricos explicitados pela abordagem, ou seja, o procedimento estabelece a providência para a execução do que ficou estabelecido no projeto, que necessariamente já foi embasado na abordagem.
            É no procedimento que encontramos de forma clara as técnicas didáticas, que Veiga conceitua como: a habilidade de repassar o conteúdo programado, as práticas docentes e os comportamentos esperados dos alunos. Desta forma o procedimento esclarece como o professor usa as atividades, o material didático e como avalia a aprendizagem dos alunos.


 

terça-feira, 28 de junho de 2011

Identificação da Estagiário
Nome: Jorge Sulivan Silva de Sousa
Formação: Licenciatura Plena em Letras Português/Inglês – 5º semestre.


Identificação da Estagiária
Nome: Monnique Carvalho Ribeiro.
Formação: Licenciatura Plena em Letras Português/Inglês – 5º semestre.


DESCRIÇÃO DO PERIODO NA ESCOLA
            No dia 29-03-2011 os acadêmicos: Jorge Sulivan e Monnique Ribeiro observaram duas aulas da professora Maria da Conceição Pessoa da Silva, sobre figuras de linguagem, além de correção de atividade e entrega de uma redação sobre o tema “A água”. Nesse mesmo dia houve a visita a secretaria da escola com a finalidade de obtenção de dados quantitativos e qualitativos a respeito da escola, porém não nos foi cedido nenhum dado.
            No dia 31-03-2011 foi observada uma aula da professora Maria da Conceição Pessoa da Silva, sobre produção textual a partir de fragmentos escritos no quadro pela professora.
            No dia 12-04-2011 foi entregue o questionário para professora Maria da Conceição Pessoa da Silva, com o intuito de obter dados qualitativos (formação do docente e seu arcabouço teórico).
            No dia 13-04-2011 houve o recebimento do questionário e do plano de disciplina da professora Maria da Conceição Pessoa da Silva. Houve também a entrega do questionário da coordenação a secretaria da escola devido a escola não possuir coordenação pedagógica.
No dia 18-04-2011 houve o recebimento do questionário entregue a secretária Simone M. Rodrigues.
            No dia 19-04-2011 os acadêmicos Jorge Sulivan e Monnique Ribeiro  ministraram aula na turma 711 sob observação da professora da classe no horário 10h 14min às 11h 55min, esse horário foi dividido entre os acadêmicos.
            No dia 20-04-2011 houve a exploração do acervo da biblioteca da escola. Observou-se que a mesma dispõe de dicionários da língua portuguesa, livros didáticos da 7ª série, muitos paradidáticos e nenhuma gramática da Língua Portuguesa.
                          No dia 29-04-2011 os acadêmicos tiraram fotos do espaço físico da escola.

                               

                                      DESCRIÇÃO DOS DADOS QUANTITATIVOS
A escola não nos forneceu nenhum dado acerca de quantidade de alunos e sua distribuição em sala de aula.

DESCRIÇÃO DOS DADOS QUALITATIVOS
 A escola não nos informou sobre dados referentes ao PPP, PDE, por os mesmos estarem em processo de formação.
Durante a permanência dos estagiários: Jorge Sulivan e Monnique Ribeiro junto a turma 711 do turno da manhã foram observadas as aula ministradas pela professora Maria da Conceição onde a mesma ao ministrar suas aulas usando apenas o método expositivo dialogado fez a correção de atividades sobre figuras de linguagem (metáfora, metonímia, eufemismo, hipérbole e personificação), ela utilizou para correção dessa atividade o livro didático de português, a professora tentava interagir com a turma mas, apenas alguns alunos prestavam atenção na aula, a professora poderia utilizar métodos mais atrativos para chamar a atenção dos alunos.
A escola no momento das observações passava por um período de reestruturação de pessoal devido troca de governo, devido a isso a escola não dispunha de  um corpo técnico estruturado, havia apenas uma funcionaria acumulando cargos de orientadora, supervisora e coordenadora e foi ela quem nos recebeu na escola e nos encaminhou a turma a ser estagiada, a presença do diretor da escola no período da manhã era mínima pois sempre que o procurávamos ele não era encontrado
A escola precisa de mais empenho por parte das pessoas envolvidas na educação deve-se ser desenvolvidas politicas púbicas para dar mais incentivo aos professores como melhores condições em sala, pois eles deparam-se com turmas superlotadas, falta de material didático, falta de infraestrutura talvez depois desses problemas sanados a educação seja feita com satisfação.