sábado, 25 de junho de 2011

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II:Docência em Lingua Portuguesa

Apresentação

Partindo da premissa de que o fazer pedagógico requer momentos de planejamento, execução e avaliação do trabalho, proporcionando um intercâmbio entre a realidade e a educação, através de uma prática que envolva o saber pedagógico, o saber científico, o saber político e o social, a disciplina Estágio Supervisionado II justifica-se por sua finalidade de acompanhar e orientar as atividades das alunas da turma 5lic-i-n do curso Licenciatura em Letras Português / inglês e suas respectivas literaturas, do Instituto e Ensino Superior do Amapá, durante a docência em Língua Portuguesa em Instituições Escolares de Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas. Orientado pela professora Fádia Cristina.




           ESCOLA ESTADUAL MARIA DE NAZARÉ PEREIRA DE VASCONCELOS

           


        A Escola Estadual Maria de Nazaré Pereira Vasconcelos localiza-se na Rodovia JK Vila das Oliveiras, Bairro Pedrinhas, possui dois pavilhões, ambos os andares, com aproximadamente seis salas cada, com turmas de 5 a 8 série, possui um refeitório,uma sala de biblioteca  para estimular os alunos ao estudos e ajudá-los em pesquisas,uma sala dos professores,uma quadra poliesportiva para as aulas de educação física e eventos da escola.
              A Escola disponibiliza a comunidade o ensino fundamental e médio, pela manhã, tarde e noite. Possui uma estrutura adequada para os alunos, com a ajuda do corpo técnico e administrativo que mantém a ordem e a organização dos alunos e da escola.
          Nosso objetivo foi observa a Escola e como ocorre o processo e o desenvolvimento do trabalho escolar e a docência da disciplina de Língua Portuguesa, o que nos proporcionou um enriquecimento curricular.
              A escola atende as necessidades dos seus educados, oferecendo aprendizagem, educação, normas e bons conceitos de cidadoas, de forma que vai ajudar os alunos futuramente abter boas relações socialmente e profissionalmente.
              A disciplina Estágio Supervisionado, nos possibilitou um conhecimento do âmbito escolar de ensino, como o trabalho pedagógico com os profissionais da área, projetos político pedagógicos, Plano de desenvolvimento da educação, plano de aula, plano de ensino e outros. 


                                       Dados quantitativos


        A escola Maria de Nazaré Pereira Vasconcelos, recentemente passou por reformas, que tornaram a escola uma das mais belas do estado. Sua estrutura física é construída em alvenaria, possuindo três andares onde estão dispostos os seguintes ambientes: 49 salas de aula, 01 sala dos professores, 01 Biblioteca, 33 banheiros, divididos da seguinte forma: 10 banheiros no 1º piso, 12 banheiros no 2º piso, 08 banheiros no 3º piso, 02 banheiros na quadra e 01 banheiro na copa, 01 sala destinada ao corpo técnico, 01 sala destinada à secretaria da escola, 01 sala onde funciona a direção escolar, 01 refeitório, 01 copa, 02 depósitos e uma sala destinada ao LIED, alem de um jardim ao redor da escola, com área de lazer e lanchonete.

Dados qualitativos

        A respeito dos dados quantitativos não tivemos acesso, pois  segundo a professora Dinaelma o plano político pedagógico e o plano de desenvolvimento escolar ainda estão em construção.


Apresentação das estagiárias


Solange de França Oliveira, 27 anos graduando 5° período de Licenciatura em Letras Português / Inglês e suas respectivas literaturas no Instituto de Ensino Superior do Amapá – IESAP.




Mayllane Thays Rodrigues Marinho, 22 anos graduando 5° período de Licenciatura em Letras Português / Inglês e suas respectivas literaturas no Instituto de Ensino Superior do Amapá – IESAP.



                                          Descrição do estágio supervisionado II

        No dia 24 de março 2011 as acadêmicas Solange Oliveira e Mayllane Marinho se apresentaram na escola estadual professora Maria de Nazaré Pereira de Vasconcelos para fazerem as atividade referente a disciplina de estágio supervisionado II, na ocasião foi observado o espaço escolar, informamos ainda que iríamos observar as aula de português de uma das professoras escolhidas pela supervisão e em seguida  ministraríamos uma aula, de modo que o conteúdo seria de acordo com o assunto trabalhado pela professora da turma.
        Em 28 de março de 2011 observamos a aula de português da professora Janeth Kley sobre Orações Subordinadas, usou o método tradicional, utilizou o livro didático, escreveu todo o assunto no quadro e em seguida explicou. Depois de ter explicado o assunto a professora passou uma atividade para os alunos resolverem em sala de aula, e saiu da sala, passando uns 15 minutos ela voltou, a turma estava uma verdadeira bagunça e a maioria não tinha respondido a atividade, ela liberou os alunos pois  o horário já tinha terminado. A professora não apresentou plano de aula alegando que estava doente e sem tempo para fazê-lo.
        No dia 29 de março de 2011 as acadêmicas ministraram sua aula na turma 822 sob observação da professora da turma, no horário de 1h30min ás 3h15min, esse horário foi dividido entre a dupla. O assunto trabalhado foi Orações Reduzidas.
       Dia 18 de abril visita a biblioteca, observamos vários dicionários da língua portuguesa, livros didáticos e paradidáticos.
        Dia 19 de abril de 2011 visitamos a coordenação pedagógica para obtermos os dados qualitativos e quantitativos, mas não foi possível, pois a escola não tinha coordenadora por isso não tivemos acesso a esses dados.
       Dia 25 de abril de 2011 voltamos a escola para avaliarmos o PPP e PDE, mas a professora Dinaelma nos informou que os mesmos estavam em construção.
       
   
Considerações finais

Durante o estágio supervisionado II, na Escola Estadual Professora Maria de Nazaré Pereira de Vasconcelos, pudemos observar muitas dificuldades com relação a falta de professores e  poucos recursos para os professores desenvolverem uma boa aula.
Na parte da tarde só tinha uma professora de português na 8º série, nas outras turmas não tinha professores de português, a escola não tem coordenadora pedagógica, os alunos ficam nos corredores, segundo uma aluna os alunos podem entrar e sair na hora que querem.
Os alunos em sua maioria de classe média baixa demonstraram ter um comportamento razoável, sempre com entraves, principalmente devido o calor excessivo que os deixa inquietos e desconcentrados, muito barulho nos corredores causado por alunos que estão fora de sala, fazendo com que a aula perca seu interesse. No decorrer do estágio a professora Janeth kelly demonstrou que não trabalha com a interdisciplinaridade, pois a mesma falou que já tinha trabalhado com textos e naquela ocasião estava trabalhando com a gramática.
Durante a sua aula escreveu todo o assunto no quadro e depois explicou o conceito e deu exemplo usando frases do próprio livro didático. As aulas foram pouco produtivas devido  a falta de atenção e desinteresse por parte dos alunos, cadeiras desconfortáveis, sem ar condicionado, sem ventilação e barulho nos corredores.
            De acordo com as observações feitas o estágio supervisionado II nos proporcionou o amadurecimento e o aperfeiçoamento de nossa visão a respeito da Educação. Sendo que a realidade prática nos esclareceu que as teorias apreendidas durante o curso da graduação nos fez reconhecer que a Educação se trata de um campo problemático e que envolve um emaranhado de relações sociais. Sendo o educador uma importante figura para o aprimoramento da instituição educativa e a concretização dos objetivos da educação.

            Assim, tendo o contato direto com os entraves e os êxitos atuais na prática docente e seu relacionamento com a dinâmica do cotidiano escolar, a convivência nessa realidade concebeu um retrato pragmático do ato de educar que ainda não alcança resultados ideais, mas tem atingido aproximações para tornar significativa a aprendizagem.
             Portanto, enquanto futuros docentes em formação, mediadores do processo de ensino e aprendizagem se torna elementar o constante aperfeiçoamento. Tendo em vista contribuir para a construção de uma visão crítica e libertadora de educação. Promovendo no espaço escolar uma ação democrática e garantindo o direito a
 Educação a todo cidadão brasileiro.
























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