quinta-feira, 30 de junho de 2011

Estágio Supervisionado II: Docência em Língua Portuguesa

Biografía dos Acadêmicos:




AMANAJÁS, Camila Dayane Lima. Natural de Macapá-AP, filha de Jose Pena Amanajás e Elisene do Socorro Rodrigues Lima. Acadêmica do curso de Licenciatura Plena em Letras e Literaturas com habilitação em Língua Inglesa – 5° semestre – no Instituto de Ensino Superior do Amapá (IESAP).

VALÉRIO, Leandra Lucia. Natural de Vila Velha- ES, filha de Lair Valério Pinto (in memorian) e Marinethe Souza Pinto, Bacharel em Música, pós-graduada em Metodologia do Ensino da Música, Técnica em Canto Lírico. Acadêmica do curso de Licenciatura Plena em Letras e Literaturas com habilitação em Língua Inglesa – 5° semestre – no Instituto de Ensino Superior do Amapá (IESAP).


RELATÓRIO DO ESTÁGIO
O Estágio iniciou no dia05/05/2011 após semanas de procura por escolas que o aceitassem, onde a principal dificuldade foi a grande demanda de estagiários tanto da instituição IESAP quanto de outras instituições já nas escolas; O contato da professora coordenadora do estágio foi exigido pela coordenação pedagógica da escola Tiradentes, após a apresentação do estágio e das acadêmicas Camila Dayane Lima Amanajás e Leandra Lucia Valério Pinto, o estagio seguiu o andamento esperado.
A observação em sala de aula ocorreu nos dias 09, 10, 11 e 14/05/2011, onde a professora responsável pela disciplina de Língua Portuguesa e Literatura Simone Amaral da escola Tiradentes apresentou  as acadêmicos a turma 212 do turno da manhã. No intervalo a professora explicou o seu modo de trabalho e repassou os horários da turma, a primeira aula que observamos abordava sobre o assunto: Artigo, numeral, preposição e numeral, que foi trabalhado com o auxilio do livro didático, quadro magnético e explicação do conteúdo, a turma é agitada e bastante dispersa, a conversa e o barulho paralelo a explanação do conteúdo fazem com que haja uma divisão na turma, aqueles que estão interessados na aula se acumulam ao redor da professora e os que não estão cada vez mais pro fundão, com celulares e estojos de maquiagem. No dia seguinte, o material apostilado entregue aos alunos trata de regras gramaticais e um breve exercício de fixação do conteúdo abordado na aula anterior. As interrupções a aula são constantes, tanto por alunos, quanto por funcionários da própria escola com recados, reclamações e advertências aos alunos.
Apesar destas dificuldades a professora segue a aula normalmente, com o auxilio das estagiarias para a correção do exercício proposto para a aula, tirar as dúvidas dos alunos, copiar o assunto no quadro e para fazer a chamada; No dia 11/05/2011 a escola e a própria professora é surpreendida por uma paralisação dos professores, porém a mesma resolve manter a aula e a programação que já havia combinado com os alunos, o debate sobre a “corrupção na política” embasado no filme Tropa de Elite 2, desta forma o debate feito pela metade da turma teve a contribuição de uma palestra do BOPE que expôs sobre o comando respondeu sobre as principais dúvidas dos alunos; O outro grupo, correspondente à outra metade da sala, que teria sua apresentação marcada para o dia 12, teve sua apresentação suspensa pela paralisação das aulas.
Dois dias após a paralisação a professora retoma as aulas e a sua programação inicial das aulas, a apresentação do debate, da outra metade da turma, com o tema “Pedofilia” tema este, embasado no filme Beleza Americana, com o auxilio das estagiárias para a organização da sala e do data show, o representante do grupo explica o porque do tema associado ao resumo do filme e exemplifica com inúmeros casos que ocorreram no estado, a discussão maior se dá e relação a maior idade legal e a punição para tal ato.
As escolas do estado paralisam mediante a greve dos professores, e o estagio é interrompido por aproximadamente vinte e cinco dias, após este período o contato com a professora Simone acontece apenas por telefone, onde no dia 08 e 09 /06/2011 houve um retorno parcial nas aulas da escola Tiradentes, e assim  pode ser agendada  a aula de regência para o dia 10/06/2011, o assunto abordado pelas acadêmicas foi  sugerido pela professora, Advérbio, a aula ocorreu de maneira tranquila apesar do nervosismo. A atividade proposta em sala de aula pelas acadêmicas será utilizada como atividade avaliativa para a turma “recuperar” notas devido à greve.  

Fotos Relacionadas ao estagio na escola Tiradentes:



Assuntos abordados em sala de aula na disciplina de Estagio Supervisionado:



O que é método de ensino?

            Ensinar requer um método, ou seja, algo que guie as ações dos professores, uma vez que estas são resultantes de um planejamento que pressupõe alguns princípios teóricos. Oliveira propõe um “desafio” ao conceituar a palavra método, já que embora seja muito pronunciada, não é um termo cuja definição venha facilmente à mente. 
Para Piletti, o significado etimológico da palavra método é: o caminho a seguir para alcançar algum fim, ou seja, é o planejamento a ser percorrido para atingir um objetivo, sendo também um roteiro geral para a atividade, é este que indicará as linhas de ação utilizadas pelos professores em sala de aula, pois é o meio de que lança mão para se trabalhar os conteúdos curriculares e alcançar o que se pretende. Já para Libâneo, os métodos são determinados pela relação objetivo-conteúdo, englobando as ações a serem realizadas pelo professor e pelos alunos.
            O processo de ensino se caracteriza pela combinação de atividades dos professores e alunos, que por sua vez, vai atingindo progressivamente o desenvolvimento de suas capacidades mentais. Oliveira adota em seu livro, Coisas que todo professor de português precisa saber, o conceito de método proposto por Richards e Rodgers (1994 [1986]): conjunto de princípios teóricos, princípios organizacionais e ações práticas que norteiam a estruturação de um curso, o planejamento das aulas, a avaliação da aprendizagem e a escolha de materiais didáticos. O conceito de método engloba três partes: a abordagem, o projeto e o procedimento.    
            A abordagem
Luciano Amaral de Oliveira dá uma definição clara, breve e precisa do que seja a abordagem do método de ensino. Ele a define como sendo “o sustentáculo teórico do método”. Tendo a abordagem como um de seus complementos, o método de ensino, não são apenas procedimentos, técnicas, passos e receitas de atividades. Além desses componentes os métodos trazem reflexões críticas da realidade educacional que são de fundamental importância para quem exerce o ofício de professor. A teoria da abordagem aponta para uma forma de conceber a língua, o ensino da mesma e a aprendizagem. Todo esse conteúdo teórico da abordagem é bem definido por José Carlos Libâneo quando escreve que:

...o método deve expressar, também, uma compreensão global do processo educativo na sociedade: os fins sociais e pedagógicos do ensino, as exigências e desafios que a realidade social, as expectativas de formação dos alunos para que possam atuar na sociedade de forma critica e criadora, as implicações da origem de classe dos alunos no processo de aprendizagem, a relevância social dos conteúdos de ensino, etc.

Ser professor requer domínio de saberes necessários para ensinar, e esses saberes perpassam por áreas sociológicas, políticas e ideológicas. A educação é um fenômeno sociocultural presente em toda a história da humanidade, onde, além do individuo receber influências do seu meio ambiente e do contexto social, os conteúdos repassados são determinados pela sociedade e pela política.
A formação profissional do professor e seu bom desempenho só é completo através de concepções sociopolíticas e pedagógicas do processo educativo presentes na teoria da abordagem que fundamentam os métodos de ensino. Esse conhecimento auxiliará na tomada de decisões pedagógicas e na avaliação do processo.
Neste sentido, o método de ensino é constituído de passos, procedimentos, projetos e também de uma abordagem teórica fundamental na prática docente.
O projeto
            O projeto, assim intitulado por Luciano Amaral de Oliveira, é mais conhecido por plano de curso ou plano de disciplina. É um plano ou projeto, que segundo Oliveira “se constitui no delineamento organizacional do curso ou da disciplina”. Trata-se de um planejamento que irá nortear e organizar a prática docente e pedagógica em sala de aula durante todo o curso da disciplina ou do ano letivo.
            Neste plano é previsto e explicitados ações e aspectos importantes como conteúdos programáticos, datas, referencial bibliográfico, objetivo geral e específicos, justificativa, tipos de atividades, e material didático que provavelmente será utilizado durante o curso daquela disciplina.
            Mesmo o projeto “é feito com base nos princípios teóricos explicitados pela abordagem” (Oliveira, pag. 31); portanto trata-se de um planejamento muito sério e trabalhoso, pois o projeto deve prever todo o andamento do curso da disciplina e ainda ser feito com antecedência em relação ao início das aulas, pois os planos diários são feitos a partir do que foi previsto e determinado no projeto.
            O conhecimento da fundamentação teórica presente na abordagem irá dar consistência, segurança ao professor na elaboração do projeto e ainda prover dados que determinarão cada um dos elementos que compõe o plano de curso.
            O procedimento     
            Oliveira conceitua de forma simples e objetiva o procedimento, sendo este o conjunto de ações práticas que implementam o projeto, que por sua vez, é delineado pelos princípios teóricos explicitados pela abordagem, ou seja, o procedimento estabelece a providência para a execução do que ficou estabelecido no projeto, que necessariamente já foi embasado na abordagem.
            É no procedimento que encontramos de forma clara as técnicas didáticas, que Veiga conceitua como: a habilidade de repassar o conteúdo programado, as práticas docentes e os comportamentos esperados dos alunos. Desta forma o procedimento esclarece como o professor usa as atividades, o material didático e como avalia a aprendizagem dos alunos.


 

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