Identificação da Estagiário
Nome: Jorge Sulivan Silva de Sousa
Formação: Licenciatura Plena em Letras Português/Inglês – 5º semestre.
Identificação da Estagiária
Nome: Monnique Carvalho Ribeiro.
Formação: Licenciatura Plena em Letras Português/Inglês – 5º semestre.
DESCRIÇÃO DO PERIODO NA ESCOLA
No dia 29-03-2011 os acadêmicos: Jorge Sulivan e Monnique Ribeiro observaram duas aulas da professora Maria da Conceição Pessoa da Silva, sobre figuras de linguagem, além de correção de atividade e entrega de uma redação sobre o tema “A água”. Nesse mesmo dia houve a visita a secretaria da escola com a finalidade de obtenção de dados quantitativos e qualitativos a respeito da escola, porém não nos foi cedido nenhum dado.
No dia 31-03-2011 foi observada uma aula da professora Maria da Conceição Pessoa da Silva, sobre produção textual a partir de fragmentos escritos no quadro pela professora.
No dia 12-04-2011 foi entregue o questionário para professora Maria da Conceição Pessoa da Silva, com o intuito de obter dados qualitativos (formação do docente e seu arcabouço teórico).
No dia 13-04-2011 houve o recebimento do questionário e do plano de disciplina da professora Maria da Conceição Pessoa da Silva. Houve também a entrega do questionário da coordenação a secretaria da escola devido a escola não possuir coordenação pedagógica.
No dia 18-04-2011 houve o recebimento do questionário entregue a secretária Simone M. Rodrigues.
No dia 19-04-2011 os acadêmicos Jorge Sulivan e Monnique Ribeiro ministraram aula na turma 711 sob observação da professora da classe no horário 10h 14min às 11h 55min, esse horário foi dividido entre os acadêmicos.
No dia 20-04-2011 houve a exploração do acervo da biblioteca da escola. Observou-se que a mesma dispõe de dicionários da língua portuguesa, livros didáticos da 7ª série, muitos paradidáticos e nenhuma gramática da Língua Portuguesa.
No dia 29-04-2011 os acadêmicos tiraram fotos do espaço físico da escola.
DESCRIÇÃO DOS DADOS QUANTITATIVOS
A escola não nos forneceu nenhum dado acerca de quantidade de alunos e sua distribuição em sala de aula.
DESCRIÇÃO DOS DADOS QUALITATIVOS
A escola não nos informou sobre dados referentes ao PPP, PDE, por os mesmos estarem em processo de formação.
Durante a permanência dos estagiários: Jorge Sulivan e Monnique Ribeiro junto a turma 711 do turno da manhã foram observadas as aula ministradas pela professora Maria da Conceição onde a mesma ao ministrar suas aulas usando apenas o método expositivo dialogado fez a correção de atividades sobre figuras de linguagem (metáfora, metonímia, eufemismo, hipérbole e personificação), ela utilizou para correção dessa atividade o livro didático de português, a professora tentava interagir com a turma mas, apenas alguns alunos prestavam atenção na aula, a professora poderia utilizar métodos mais atrativos para chamar a atenção dos alunos.
A escola no momento das observações passava por um período de reestruturação de pessoal devido troca de governo, devido a isso a escola não dispunha de um corpo técnico estruturado, havia apenas uma funcionaria acumulando cargos de orientadora, supervisora e coordenadora e foi ela quem nos recebeu na escola e nos encaminhou a turma a ser estagiada, a presença do diretor da escola no período da manhã era mínima pois sempre que o procurávamos ele não era encontrado
A escola precisa de mais empenho por parte das pessoas envolvidas na educação deve-se ser desenvolvidas politicas púbicas para dar mais incentivo aos professores como melhores condições em sala, pois eles deparam-se com turmas superlotadas, falta de material didático, falta de infraestrutura talvez depois desses problemas sanados a educação seja feita com satisfação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário